sexta-feira, 11 de março de 2011

Afinal, o que é a saudade?

É chegada a hora. Depois de algum tempo remoendo, relutando, evitando e inventando desculpas para ignora-la – é chegada a hora de reconhecer sua presença infame. Notei que, silenciosa, ela sempre chega de surpresa. Mesmo que sua chegada já seja anunciada, fatídica, inevitável. Nunca me amedrontou sua força e suas façanhas; nunca hesitei em enfrentá-la, achando ser o mais forte e desgarrado dos homens.
Doce ilusão!
Ninguém é páreo para a saudade. Seja boa ou ruim, ela sempre coloca na frente dos seus olhos a imagem das pessoas que você mais queria que estivessem ali materializadas; os momentos que você queria que fossem revividos; as pessoas que você queria que fossem imortalizadas; as histórias que você queria recontar. É uma constante a companhia das lágrimas, senão talvez nem pareça saudade. Ou mesmo aquele sorriso vazio, meio abobalhado de quem não sabe o que dizer ou fazer diante da presença cortante dessa companheira da distância.
E não pense que ela apenas conduza a tresvario somente os que vivem distantes daqueles que querem bem.  Ela sabe usar da aproximação breve - estar perto de quem gostamos por momentos poucos e tempo insuficiente é o seu prato cheio. 
Pois é, quando a despedida acaba seu espetáculo de lágrimas e receios, a saudade espera para chegar. Parece querer te enganar fazendo você achar que vai sobreviver à distância sem a sua presença. Mas ela vem. Querendo ou não, ela vem.
Ela já está em você, já nasce com você. E ainda sim, você pode morrer sem aprender a lidar com ela. Ela renova suas armas, seleciona suas maiores fraquezas e seus maiores temores para usar no jogo. Se você enfrentar, pode ser doloroso. Mas evitar pode fazer d’ela mais forte.
Afinal, o que é a saudade? Confesso que não sei definir. Mas sei reconhecer a força da única que me faz pensar em desistir.
Norhan Sumar

3 comentários:

Fagner disse...

a melhor explicação que conheço:

A saudade não tem pena,
Não tem dó nem compaixão,
Não perdoa só condena,
A saudade é uma prisão.
A saudade é uma praga
Que o rosto não disfarça.
Passam dores, passam mágoas,
Mas a saudade não passa.

Saudade! Saudade!
Hoje eu posso dizer o que é dor de verdade! (2x)

É que Deus fez a cabeça
Em cima do coração
Para que o sentimento não ultrapasse a razão
A saudade é de fato
A dor mais triste desse mundo,
Dói no coração pacato,
No coração vagabundo.

http://www.vagalume.com.br/marcelo-d2/dor-de-verdade.html#ixzz1GKwTTKoC

Unknown disse...

Saudade é como um bichinho que rói dentro do peito...
Sinto falta das horas que passei do seu lado...
do seu olhar a me contemplar,
olhar devasso e apaixonado,
enfeitiçado pelo meu extasiado.
Saudades da sua presença...
marcante em meu pensamento.
Saudades eternas...
essa aí bate viva dentro do meu peito...
Mas se ela está aqui, é porque existem inúmeras
razões pra eu senti-lá...
E pra mim o que importa hoje é viver intensamente...
sabendo que vou gerar uma saudade louca dentro desse peito...
Ah!!! mas o quer saber...
O que importa é o que interessa.
eu quero é viver, mesmo que seja pra sentir muita saudade...
Vivendooooo!!


PS.: Vê se atualiza sempre esse blog...rsrs
gosto do você escreve...
bjs.
narasempre

Unknown disse...

Oi Nô!Saudade dói,né? Ela é minha companheira diária, porém, não a enfrento nem a ignoro.Apenas a aceito e a tranformo em combustível pra não desistir.
Eu gostaria de escrever muitas outras coisas, mas vou me ocupar de aceitar e transformar a minha saudade...

Postar um comentário