quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

NEW - Vida de Fantoche por Paulo Henrique

Bem,

Conheci o Norhan numa cadeia chamada "Pensão da Dona Maria" . Éramos companheiros de cela, eu preso por vagabundagem e ele por tráfico de mulheres indígenas. Me ensinou muitas coisas e lhe sou muito grato até hoje. Nos intervalos de trabalho voluntário que fazíamos para reduzir nossa sentença, ele me ensinou latim, lógica, física quântica, história romana e como produzir destilados. Devo grande parte de minha erudição a este nobre malandro.
Agora que estamos livres, aceitei o convite para blogar meus devaneios aqui no Pensou, tá falado!


Vida de Fantoche

Aqui estou eu, sozinho no meu quarto, garimpando minha mente quase que de olhos fechados em busca dos sentimentos que sempre brotam durante os meus dias. Uma série de acontecimentos ao longo da minha vida define quem sou, não apenas em aspectos superficiais, mas até nos pequenos estalos de consciência que regem minha vontade de sentar nesta cadeira e escrever. Tudo em mim é conseqüência do que passou, do que vivi.

Em uma página poderia definir todos os principais acontecimentos que me moldaram definitivamente, como a separação dos meus pais ou minhas decepções amorosas, mas não vou. Relatarei aqui minha última aventura mental que me moveu de uma ponta a outra do Brasil.

Desde os 17 anos trabalhei em uma construtora de rodovias, a qual foi minha porta para conhecer várias cidades e estados. No início trabalhava ao lado do meu pai, sentia muito apoio por isso, até ele ser solicitado em uma obra na África e eu ter que me virar sozinho, aos 19 anos, viajando sozinho a trabalho, longe de casa e de minha mãe que morava em Curitiba. Não me sentia feliz, queria estudar, mesmo sem ânimo nenhum para tal, via bons exemplos nos Engenheiros das obras, alguns me tratavam como irmão e viam em mim um grande potencial. Fizeram-me ver que estava perdendo tempo, estava desperdiçando minha inteligência. Foi aí que o estalo de consciência mexeu as cordinhas, quase aos 22, decidi morar sozinho em Curitiba, arrumar um emprego e estudar.

Em Curitiba arrumei um emprego bom, morei sozinho e estudei (quase que nulamente) para o Enem. Desesperançoso com minha nota, mazelado com tanta frieza emocional dos habitantes e com seu custo de vida abusivo, nem mesmo a arquitetura fenomenal, a acessibilidade brilhante ou a beleza implícita das mulheres puderam mudar minha natureza. A "causa e efeito" agiam novamente sobre mim. O estalo de consciência manipulou a cruzeta e me fez decidir morar sozinho em Fortaleza, terra da alegria, do sol e da luta.

Aqui estou eu em Fortaleza, admirando casas que quase engolem as calçadas disformes, o mato brotando do meio-fio, as formigas escalando até o terceiro andar pra comer um mosquitinho que tombou morto ontem à noite, como se a natureza buscasse, de qualquer maneira, deixar seus vestígios. O Sol, o calor, o mormaço e o vento confortável entrando pela janela do quarto e saindo pela varanda da sala. A cidade onde um simples lugar no ônibus é disputado bravamente pelas pessoas, as ruas pontilhadas de bitucas, papéis e sujeirinhas, o sol direto na pele faz minar suor como um gêiser. Nada nesta terra tropical, nem mesmo as paredes sem reboco ou o vocabulário estranho e vicioso, desvanece a intensa e admirável luta diária nordestina, nem apaga o bom humor no rosto das pessoas simples que encaram com fé e felicidade esta terra.

Sigo com a fé inabalável de que um dia chegarei lá! Vim lutar como um fantoche forte que se move intensamente, mesmo que as cordinhas do destino não puxem na direção correta. Os estalos de consciência se tornarão estalos de cordinhas se arrebentando.


por Paulo Henrique


7 comentários:

Entre linhas,pensamentos ... Paixões ! disse...

Pra ser sincera nem gostava muito dessa terra, mas como meu irmão bonito do olho perfeito a descreveu fica tão perfeita que impossivel não querer passar por lá para confirmar tal verdade dita aqui!
Além de saber usar a arquitetura bem herdada esse lindo ainda saber arquitetar bem as palavras, colocando elas em seu devido lugar.
Saudades, um beijo! *-*

Tahiane disse...

Uma vez vc me disse que pra conseguir algo nós só precisamos de um objetivo fixo, e persegui-lo. Enfim, foi uma lição pra mim- pessoa de objetivos tão voláteis e quereres sem controle- aquela sua certeza. Ótimo texto, escreva sempre : ]

Anônimo disse...

Parabéns pelo belo texto, suas palavras até me lembram os grandes autores.
tudo isso fez e está fazendo parte de sua vida,mas tenho certeza que terá grande sucesso naquelas que ainda deseja concluir.
mais uma vez vc vai longe.
um grande beijo =)Leidiane

Norhan Sumar disse...

Dá até saudade daquela prisão... rsrs... Só pra ter bons amigos como você por perto novamente!!
Bem vindos sejam teus pensamentos por aqui meu caro!

Anônimo disse...

Nossa Gugu que legal! Fico super feliz por saber que meu amigo está tentando se dar bem na vida com suas próprias pernas e principalmente com honestidade! Eu te adoro0o0o0o0oo0o0 e desejo tudo de maravilhoso para vc!
Ass: Chris

Laíla Figueirêdo disse...

Quando digo que você tem o dom de ser escritor, além de vários outros, é verdade.
Incrível a forma como você descreve tudo, passando sentimento e envolvendo o leitor no texto. Não é qualquer pessoa que consegue fazer isso, por mais que tente. E para você é natural, como respirar.
Admiro tudo em você, principalmente sua força de vontade de vencer e o seu caráter.
Você está de parabéns por ser quem é, mas o presente sempre será meu, da sua família, dos seus amigos, por termos você em nossas vidas. O menino do sorriso sincero, do olhar encantador e das palavras belas. Tão belas quanto a arquitetura de Curitiba e a hospitalidade dos nordestinos.
Continue assim, do jeitinho que é e escrevendo coisas bonitas, compartilhando momentos conosco.
O seu sucesso está garantido em todo lugar, “pronde quer que for, pronde quer que vá”, pois quem planta coisas boas, com honestidade, colherá coisas brilhantes.
Um beijo ;*

Unknown disse...

Rapaz, muito bacana o texto, eu tinha guardado para ler numa hora que eu tivesse mais tempo! Valeu a pena. :) Só mulher fazendo comentários, coisa boa, eim?! ;D Vim pra quebrar um pouco esse tabu! iuAHEihae
Abração, vamo tomar umas depois! \o
Marcelo Mirror

Postar um comentário