quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Que vá a despedida, que venha a saudade

A despedida parece atenuar os defeitos alheios. Tudo que se vê, em qualquer que seja a despedida, são as virtudes ganhando forma e se multiplicando de maneira a lacrimejar os olhos se remoendo pela culpa de ter de partir.
Essa nossa sensibilidade generosa nos faz “imacular” as mais enegrecidas figuras. A despedida é capaz de nos fazer salientar e enaltecer traços que nem apareceriam no baú da personalidade de algumas pessoas caso colocássemos lá dentro todo o resto.
Diante da hora de partir, os relacionamentos parecem estar em sua melhor fase, os amigos parecem precisar mais de você do que nunca antes, as pessoas e os momentos passam a ser muito mais completos e vastos – talvez pra compensar involuntariamente o vácuo que será trazido pela saudade -, você percebe mais os que te circundam e se sente muito mais percebido, você até passa a gostar daquele lugar que sempre teve vontade de abandonar.
Seja pelo rompimento das suas raízes, pela morte, pelo término do relacionamento (de todo tipo), pela abnegação voluntária ou por uma simples vontade de desprender-se, a despedida é dotada de uma generosidade ímpar, por vezes cruel. Ela, cuidadosamente, reorganiza a fila das suas prioridades e critérios, trazendo para mais perto da sua percepção o que de mais belos há nos momentos e nas pessoas.
A despedida se juntou a mim nesse momento da minha trajetória. Ando lado a lado com sua tristeza e travo embates ávidos por causa da sua forma volátil de ocultar intempéries do caminho. De fato não reclamo de sua presença, caminho olhando pra frente e ironizando a nossa relação inconstante, mas já posso ver a saudade me esperando a algumas esquinas daqui, onde certamente eu vou ser forçado a olhar pra trás. Ela eu sei que é muito mais forte que a despedida, muito mais inconveniente e impiedosa. Quem sairá vitorioso desse meu próximo encontro eu não sei, mas quando eu chegar lá eu conto.    
Por: Norhan Sumar

2 comentários:

DaiaH disse...

Fui obrigada a chorar... E mais uma vez, concordar. Vá e nos carregue!! rs
Que a saudade te consuma, e te inspire mais e mais!!

Te amo.

Unknown disse...

Meu amor, nunca será despedida enquanto estivermos vivos. Sentirei saudades. Sinto sempre.

Postar um comentário